18 setembro 2014

Como organizar a geladeira

Bom dia flores do dia! Tudo bem com vocês?

Vamos aprender a organizar a geladeira?

Saber como organizar a geladeira é importante porque estamos falando dos alimentos que vamos ingerir, ou seja, nossa saúde. Muitas pessoas não sabem como organizar seus alimentos na geladeira e acabam perdendo-os mais rápido. Se for o seu caso, confira este post com algumas dicas para organizá-la.


Fonte: SESI

Dicas para organizar a geladeira:

  • Tire tudo de dentro da geladeira para poder limpá-la.
  • Descarte os alimentos vencidos ou estragados.
  • Pequenas sobras de comida podem ser armazenadas em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar.
  • Carnes devem ser guardadas no congelador ou no lugar mais frio da geladeira, se o consumo for no mesmo dia. Nunca lave as carnes.
  • A gaveta grande da geladeira serve para manter os legumes e verduras frescos. Procure manter esses alimentos em saquinhos, pois isso aumenta a sua durabilidade e ainda mantém a gaveta limpa.
  • Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente.
  • Na porta, dê preferência para bebidas e todos os mantimentos que forem armazenados em garrafas ou potes.
  • Ovos não podem ser guardados na porta, pois estragam mais rápido.
  • Procure etiquetar todos os alimentos guardados em potes de plástico ou vidro, tanto na geladeira quanto no congelador. É interessante colocar também a data de validade em cada uma das etiquetas. Existem etiquetas reaproveitáveis vendidas em lojas de produtos organizadores.
  • Você pode usar cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira, se as prateleiras forem grandes.
  • Quem tem crianças em casa pode ter uma cestinha para lanches e petiscos na altura dos pequenos, para que eles mesmos tenham acesso.
  • Você também pode ter uma cestinha para artigos do café-da-manhã- assim, quando puser a mesa, basta pegar a cestinha com tudo dentro.

Atenção: Tome cuidado para não sobrecarregar a geladeira, pois o ar precisa circular. Por esse motivo, evite colocar toalhinhas e outros tipos de obstruções nas prateleiras.

Veja o tempo de vida de cada alimento

Peixe – 1 dia
Frango – 2 dias
Carne – 1 a 2 dias
Salsichas e bacon – 7 dias depois de abertos
Sopas e carnes cozidas – 3 a 4 dias
Maionese industrializada – 2 meses depois de aberta
Frios – 3 dias
Ovos – 15 a 30 dias
Sobras – 1 a 2 dias
Leite – 2 dias
Doces – 3 dias
Legumes e frutas – 3 a 7 dias
Verduras e temperos – 2 a 3 dias
Molhos – 20 a 30 dias

Organizar direitinho a geladeira faz com que você economize dinheiro e não desperdice alimentos.

Fonte: Vida Organizada

Periodicidade

Ao fazer a limpeza da cozinha semanalmente, aproveite e higienize a parte externa da geladeira. Por sua vez, o asseio interno do eletrodoméstico pode ser realizado a cada 15 dias ou uma vez por mês. A periodicidade varia de acordo com a freqüência de uso. Por exemplo, se você mora sozinho e fica o dia todo fora de casa, uma limpeza interna mensal é suficiente.

Espero que vocês tenham gostado das dicas de como organizar a geladeira. Me digam como vocês fazem para manter a geladeira limpa aqui nos comentários.

Um beijo grande e uma ótima quinta-feira a todos nós =*

Um comentário:

  1. Muito útil o post. Geladeira devemos manter sempre limpinha e arrumada.
    Adorei.

    Beijocas
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir