03 outubro 2014

Como calcular a quantidade ideal de comes e bebes?

Oi meninas, tudo bem?

Eu adoro receber em casa, e sempre que vou receber alguém ou fazer uma festinha para os amigos, calculo tudo para não faltar salgadinhos, comida e bebida para ninguém... E como anfitriã, não podemos fazer feio, né?

Devemos sempre lembrar, que independentemente se vamos receber 2 ou 20 pessoas, a recepção sempre exige um cuidado todo especial, não é mesmo? Devemos pensar nas pessoas que vamos convidar e no horário que o encontro vai acontecer.
Vale observar também, se existe algum convidado tem algum tipo de restrição alimentar, ou até mesmo se há alguém com uma determinada exigência por questões de saúde etc. Não devemos esquecer de checar se as louças, talheres e taças/copos que temos em casa são adequados para o número de convidados. E sempre lembrar que não tem lugar melhor para receber quem amamos do que a nossa própria casa.

Para facilitar essa organização e nos ajudar a calcular exatamente a quantidade de comes e bebes para os nossos convidados, independente do tipo de encontro que nós desejamos realizar, encontrei uma breve tabelinha para nós termos sempre à mão. Uma dica importante: na hora de calcular, pense sempre com 10% a mais para não correr o risco de faltar para ninguém.

Então, vamos conferir a seguir como não errar nas contas e promover um encontro delicioso entre famílias e amigos? Anote aí:

BEBIDAS

- Cerveja: calcule de duas a três longnecks por pessoa;
- Vinho tinto: uma garrafa para cada seis pessoas;
- Espumante: uma garrafa para cada duas pessoas;
- Água e refrigerante: 500 ml por pessoa.

COMIDAS

Como regrinha geral, e que não costuma falhar, no caso de alimentos, leve em consideração algo em torno de 500 gramas para uma pessoa adulta. No caso das crianças, esse valor pode ser calculado pela metade. Quanto aos pratos, se for um cardápio completo com salada, massa e prato principal, calcule mais ou menos da seguinte maneira (quantia para adultos):

- Salada: 100 gramas;
- Massa: 150 gramas;
- Principal (proteína): 250 gramas. (aqui podemos considerar inclusive a carne);
- Acompanhamentos: 100 gramas;
- Salgadinhos e doces: 150 gramas.

Meninas, sempre faço esse cálculo e dá muito certo. Geralmente sobra comida, mas nada de muito exagero até porque esse cálculo evita com o que façamos desperdício. 
Vale a pena experimentar!!!!
Espero que tenham gostado... quero saber como vocês fazem em relação a alimentação quando vão receber em casa?
Me contem nos comentários... 
Beijos e um abençoado dia para vocês =*

2 comentários:

  1. Amiga adorei a dica!! Muito útil com certeza, como só recebo casal kkkkkkk nunca tinha pesquisado isso mas agora com minha varandinha de churras heim?!! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaa!!!! Eh vdd amiga... quero ir nessa varandinha também, hein!!!??? Me convida \o/

      Amiga, uso sempre essas dicas aqui na empresa, porque sempre organizo o aniversariante do mês aqui e nós somos 95 pessoas!!! Então não pode faltar... senão complica!!! hahaha

      Beijo grande e obrigada por me acompanhar aqui também!!! =***

      Excluir